O senhor da taberna

Conheci um senhor numa taberna, este já com os seus setentas e tais e acabamos por falar sobre o amor, enquanto mandávamos vir mais um copo ou outro.

Este senhor contou-me a sorte que teve em ter a mulher com quem casou e que falecera fazia naquele dia 5 anos. Falou-me de todas as suas aventuras e desventuras, amores perdidos e como ele esteve perdido por amor e, de facto, ainda está e não há nada mais verdadeiro que o olhar de um apaixonado.

Toda esta história me comoveu e enquanto o álcool já ultrapassava o nível da cabeça e me levava a céus inalcançáveis eu lá contava as minhas histórias, como a criança que ainda sou.

Não me esqueço de uma única palavra deste Senhor, talvez fosse da sua força que o mesmo transmitia a mim, talvez seja por mera estupidez ou inteligência mas na verdade tudo aqui ficou guardado e embora os seus olhos não sejam os meus, os meus dedos tentam descrever esta linda história.

Por ali ficámos durante horas a fio, enquanto nos riamos de loucuras cometidas e de declarações de amor meio ridículas (meio porque declarações de amor são sempre declarações, seja com um ramo de flores ou com uma serenata desafinada).

Toda aquela conversa fez-me acreditar no amor, aquela treta tão subjetiva que muitos falam mas poucos sabem realmente o que isso é, nem eu (esperto como sou) sei por isso imaginem só.

Sem qualquer vergonha respondi ao senhor que sonhava realmente viver um amor como aquele, fazer declarações como aquelas, coisas meio clichês e românticas como ele tinha feito mas aí o mesmo me interrompeu e disse:
"Meu jovem, hoje os tempos já não são assim e todo este tempo que você me esteve a ouvir não agarrou uma única vez no seu telemóvel, ou desviou o olhar para outro lado, ou simplesmente arranjou uma desculpa para se ir embora, ouviu até ao fim e por isso lhe digo: Você é a prova de que ainda existem jovens bons, jovens prontos a viver pequenos momentos, a ouvir uma história ou outra por mais aborrecida que pareça e foi das únicas pessoas que eu consegui contar toda a minha história de amor e você, mesmo sem responder, sorria e eu sentia o brilho enorme nos seus olhos? Você alguma vez amou? Se não então acredito que vá amar, tanto ou mais quanto eu ainda amo a minha mulher, você tem todo o amor nos seus olhos, para dar e para vender, nunca se esqueça disso".

Quando o senhor acabou de proferir estas palavras eu lá me levantei, agradeci e fiz-me à estrada, com a certeza que nunca iria esquecer aquele dia e com ainda mais certeza que aquelas palavras me fizeram o homem que sou hoje, e por mais que a única coisa que não me lembre daquele dia seja o nome do senhor, aquele senhor com certeza marcou o seu lugar no meu coração.

"Um enorme abraço e uma enorme esperança que nos voltamos a encontrar"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Loucura ínfima

A um Grande Amigo

Palavras para Prazer