A História de Amor de "Tiago"

Conheci a história de Tiago.

Tive o privilégio de conhecer alguém tão bondoso, amigo e um enorme confidente mas alguns anos depois que me deu a conhecer a sua história de amor, aliás, o primeiro amor.
Falou-me sobre uma rapariga, que aos seus olhos era o tão aclamado "amor á primeira vista" e que nunca tinha sentido algo assim por ninguém e que até hoje nunca voltou a sentir.

É uma história comovente, e eu que nem sou fraco de coração chorei, chorei e choro por cada vez que me relembro.

Tudo começou no início do 11° ano com um simples cumprimento no corredor das salas de aula entre eles os dois. Eles apenas se conheciam de vista e mal imaginam a história que a partir dali começaria.
Através de um certo amigo ele conheceu o tal "amor", a Joana, e desde a primeira vez se rendeu ao seu sorriso, "encantador" como ele referia e, por alma do Diabo ou de uma força sobrehumana qualquer, Tiago arranjou coragem para lhe dirigir algumas palavras e, sendo um rapaz tímido, talvez do mais tímido que podia existir, lá lhe explicou toda a força interior e a tremenda atração que por ela sentia.
Dias foram passando e ambos iam falando, tentando ficar cada vez mais próximos, contando as suas aventuras e dissabores até que Tiago, na sua imaturidade durante a adolescência, recebeu uma enorme prova do quanto ele era especial para ela através de nomes carinhosos e de troca de segredos um com o outro.

Tiago passou meses a ajudar Joana, ela que se sentia ainda "presa" a alguém que todo o mal lhe tinha praticado mas será que Tiago desistiu mesmo assim? Nunca. Ele apesar de todo o sentimento que por ela sentia sempre se manteve lá presente e tinha a certeza, (a maior certeza, como ele me referiu) que ela seria a pessoa com quem teria todo o amor e desejo de partilhar o resto da sua vida, mesmo com idades tão novas.

Eu e Tiago passámos horas no café enquanto ele chorava a detalhar-me toda a sua história.
E ainda não terminou por aqui.

Nunca se conhece alguém a 100% e Tiago retratou-me isso mesmo quando Joana se revelou ser alguém que Tiago nunca pensara que ela pudesse ser quando ela decidiu, pela primeira vez, partir o coração bondoso de Tiago e este sofreu, sofreu e prometeu nunca voltar a sofrer como sofreu por alguém que amava enormemente.

Talvez seja estranho dizer que Tiago a amava mas foi assim que ele me retratou e eu, admirado perguntei: "Porque dizes que a amavas se só há alguns meses a conheceste?" E a sua resposta foi deveras profunda:
"Diogo, sabes quando alguém desperta algo com uma força enorme dentro de ti? Quando vês a pessoa ao longe ou sabes que tens algum jantar com ela e sentes umas borboletas enormes no estômago em que só tens vontade de saltar e gritar de alegria por saberes que alguém tão especial para ti aparenta dar-te a mesma importância que tu lhe dás? Foi isso tudo que senti, isso e mais ainda que hoje o meu coração não consegue explicar e não sei se alguma vez ele conseguirá explicar."

A história de Tiago não terminou ali, mesmo com o seu "coração partido".

É impressionante como alguém se quebra por amor, mesmo com aquela idade, e quem conhecia Tiago sempre o referiu como alguém que tinha a maior força psicológica que alguma vez tinham visto, até ao seu primeiro desgosto.

Passado alguns meses após Joana lhe ter partido o coração e Tiago ter crescido mais um pouco reencontraram-se novamente e ele comparou este episódio com o significado do destino, ou o significado que lhe dão.
Após ambos terem crescido, se terem tornado mais maduros, decidiram voltar a criar laços (a construir a casa pela base), primeiramente com o objetivo de criar uma amizade, embora lá no fundo Tiago soubesse que isso seria impossível pois as "borboletas no estômago" e a força interior eram tão grandes que ele não as conseguiria esconder.

Com algum tempo passado eles começam a namorar e quando Tiago me começa a relatar isto eu sorri, sorri e comecei a chorar novamente enquanto ele desenvolvia o resto da história.

Eles viveram tempos felizes, como todos os casais e Tiago fazia de tudo por ela, dava-lhe o seu corpo e alma, isso e mais alguma coisa com a esperança de fazer Joana a pessoa mais feliz do mundo e até certa altura ele pensava que o tinha conseguido mas chega ao momento em que tudo começa a desabar e Tiago por mais que estivesse a sofrer lutava, e erguia-se para mais um dia com a única motivação e esperança de a conseguir fazer feliz embora ele, lá no fundo, sentisse que ela já não o era.
Estações foram passando e Tiago tinha-se tornado alguém diferente, obcecado, e ao mesmo tempo que a amava destruía-se por dentro ao sentir que amava mais Joana do que Joana o amava a ele.

Após tanta tristeza, discussão e ausência de amor (falo de amor consciente e não de sexo), Tiago esteve prestes a morrer por amor quando pegou numa faca pronto a acabar com a sua vida e numa caneta e papel para escrever a sua carta de suicídio.
Na carta ele explicava a razão de ir tomar essa decisão de acabar com todo o sofrimento. Quando tudo parecia ser o inferno ele ergueu-se novamente e decidiu pôr a sua própria felicidade nas suas próprias mãos e não nas mãos de outro alguém que por mais especial que fosse para ele, não estava tão focada em fazer o Tiago feliz como ele estava focado em fazer-lhe a ela.
Tiago hoje conta esta história comovido, talvez não tão comovido como na altura em que presenciou este seu desgosto e ainda conta como Joana era quando a viu pela primeira vez no corredor de sua escola e foi nesse mesmo sítio onde que se despediu dela, para sempre (isto quer ele acreditar).

Gostava que fosse Tiago a contar esta história pois a maneira como ele a descrevia era com uma tremenda tornura e amor.
As lágrimas dos seus olhos falavam por si e ali senti que estava alguém que realmente tinha sentido o amor, e tinha sofrido por ele, exatamente por amar demais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Loucura ínfima

A um Grande Amigo

Palavras para Prazer